não somos só nós que estamos em dúvida

Tive a oportunidade de viajar para os Estados Unidos esta semana e percebi que por lá as pessoas também têm muitas dúvidas sobre o que é alta definição, o que é tv digitial e o que é preciso para entrar nesta nova era.

Propagandas na TV chamam para sites que dão todas as explicações (como este site da rede de televisão CNET http://www.cnet.com/hdtv-world/) enquanto pessoas fazem fila (nem tanta fila, por conta da recessão) para comprar uma tv maior e melhor.

Foi lá também que vi exaustivamente, entre propagandas de escritórios de advocacia e de novos remédios incríveis, uma propaganda sobre o lançamento do filme da Bela Adormecida em versão blu-ray widescreen hi-definition, em edição limitada – http://disney.go.com/disneyvideos/bluray/. Deu vontade de ver e rever todos os filmes da Disney…

Tags: , , , ,

2 Respostas to “não somos só nós que estamos em dúvida”

  1. Sergio Biston Says:

    A confusão é geral. Até mesmo as operadoras de TV paga informam o cliente erroneamente. Das 8 ligações que fiz tanto para Net como para a Sky, perguntando sobre a disponibilidade de conteúdo HD pelas operadoras, todos atendentes confundiram TV digital com alta definição.
    A saber:
    A TV digital é disponibilizada por exemplo, desde 1996 pela SKY e também pela antiga Directv. É uma imagem enviada para aquela pequena antena parabólica e que por isso não apresenta chuviscos ou fantasmas ( em compensação sai do ar quando ha chuva forte…) Também permite que o cliente visualize o conteúdo da programação num guia eletronico, entre outras pequenas interetividades. É a TV que agora irá se tornar o padrão para todos os cidadões e não somente para quem tem SKY. Para isso será necessário ter uma antena VHF e um conversor digital.
    Esse sinal da TV digital é transmitido em RESOLUÇÃO PADRÃO, de 480 linhas de resolução e em formato de tela quadrado 4:3. Essa resolução só fica boa nas TVs antigas de tubo.
    Com a popularização das TVs de LCD e Plasma, veio junto também o conceito de alta definição. A Alta definição ( HD) está sendo transmitida somente em algumas regiões e somente por alguns canais como a rede tv, globo e record. O conteúdo em HD é de 750 linhas de resolução, a grosso modo e o formato da tela é o formato widescreen ( panoramico) similar ao do cinema. Além do HD, existe também o Full HD, com 1080 linhas de resolução. A imagem em HD é muito superior a imagem SD transmitida pela tv digital, permitindo uma imagem com grande riqueza de detalhes. Para visualizar o conteudo HD o usuário deve ter OBRIGATORIAMENTE um set top ( decoder, receptor como queiram chamar) de alta definição e uma TV LCD/PLASMA.
    A grosso modo, essas são as diferenças entre TV Digital, e TV HD.

    Abraços,

    Sergio Biston

  2. Sergio Biston Says:

    Corrigindo minha postagem anterior, a antena para sinal digital é UHF.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: